exposição virtual
Leo Matiz :: TAFOS :: El Popular
O objetivo desta exposição virtual é homenagear destacadxs fotógrafxs que marcaram a produção de seus países e da América Latina no século XX.
As obras de Leo Matiz demostram o interesse deste icônico fotojornalistas colombiano pelas paisagens de seu país. Nesta pequena mostra, o rio é o fio conductor que atravessa a todas as imagens.
Os registros da TAFOS (Talleres de Fotografía Social) feitos por camponesxs de várias partes do Peru mostram a relação intrínseca das pessoas com o ambiente rural que as rodeia. Suas fotografias valorizam as culturais e modos de vida locais.
Já as fotografias tomadas pela equipe do Diario El Popular documentam as greves e manifestações popular em um período anterior ao golpe militar, de intensa efervescência política. Assim, este conjunto de imagens pretende dar rosto àquelxs que historicamente lutam pela ampliação direitos sociais.
Ciclo de Pensamento sobre Fotojornalismo na América Latina
Com o objetivo de discutir sobre a atuação histórica e contemporânea dxs fotojornalistas na América Latina, ContraLuz organiza um Ciclo de Pensamento sobre Fotojornalismo com a participação de diversxs fotógrafxs e pensadorxs do assunto.
Ao longo de mais de um mês, o CPF-AL promoverá encontros, cursos e palestras, conectando a pessoas de diferentes países latino-americanos. Entre alguns temas centrais abordados no ciclo, estão o uso de inteligência artificial e a atuação dxs fotojornalistas em período de repressão.
Acreditamos que o fotojornalismo é um instrumento de memória para o contexto latino-americano.
Entre a Cordilheira dos Andes e a floresta amazônica, entre o mar Caribe e a região do Chaco, a América Latina é um território rico e diverso nas suas paisagens, culturas e histórias. Com o desejo de refletir sobre esse território, surgiu ContraLuz, uma plataforma de estudo e ensino focada na discussão de arte e imagem. Queremos entender as contradições do lugar onde habitamos, de onde viemos e suas complexidades a partir das práticas artísticas. As lutas políticas, as violências cíclicas, os golpes de Estado, as obras de arte, as revoluções... tudo isso é parte do que chamamos América Latina.
ContraLuz quer, portanto, romper as fronteiras nacionais e os desafios da língua para ser um espaço virtual de encontros, discussões e troca de conhecimento.
Fique de olho na nossa programação. Queremos te conhecer!
Alexandre Kok Martins atua como pesquisador e professor de fotografia brasileira e latino-americana.
Ministrou cursos em instituições como Instituto Guimarães Rosa (Cidade do México) e Instituto dos Arquitetos do Brasil (São Paulo), além de escolas como Câmera Criativa (Florianópolis-Brasil) e Escuela EFE (Ciudad de Guatemala).
Seu interesse em fotografia latino-americana o levou a realizar uma viagem de 20 meses por diferentes países da América Latina com o objetivo de pesquisar sobre a fotografia e os artistas da região. ContraLuz é fruto do seu desejo de pensar nossa condição latino-americana a partir da imagem e da arte.